Segundo um artigo publicado pelo The Wall Street Journal, nos Estados Unidos, cerca de 30% dos executivos e funcionários discutem com um colega de trabalho ao menos uma vez por mês. Conflitos no ambiente de trabalho ocorrem geralmente quando existem pontos de vista contrários a repeito de um determinado assunto, mas alguns fatores também podem contribuir para o surgimento de conflitos nas organizações, tais como:
• A ausência de valores, como ética profissional, responsabilidade, transparência e respeito
• Adversidade de visão e comportamentos entre as diferentes gerações presentes nas equipes que refltem em choque de valores
• Guerra de egos, frustrações, inveja, medo, boicotes, conluios e fofocas entre os funcionários
• Estresse como decorrência de fatores como comprovação de resultados, falta de reconhecimento, excesso de trabalho e pressão de superiores
• Falta de controle emocional e dificuldade em comunicar-se de maneira positiva no ambiente de trabalho
Conflitos mal resolvidos entre funcionários estão relacionados diretamente em queda de produtividade e esta por sua vez, afeta diretamente a margem de lucro da empresa.
No mundo corporativo é constante a preocupação em cortar custos e torna-se fator preponderante em épocas de crise, como a que estamos vivendo neste momento e o aumento da produtividade das equipes é uma excelente estratégia para aumentar os lucros, e é simples mas ao mesmo tempo difícil de fazer, pois trata-se principalmente do desenvolvimento de limitações internas dos indivíduos.
Aqui vão algumas dicas para solucionar conflitos entre funcionários:
• Cultive um ambiente pacífico, mantenha relações transparentes, estimule a prática da ética e dê o bom exemplo
• Desenvolva atividades que promovam atitudes de compaixão, perdão e gratidão
• Conheça a sua equipe, comportamentos, atitudes e seja um bom ouvinte.
• Detecte conflitos ou resistência em realizar um trabalho, investigue individualmente e posteriormente com os envolvidos e converse de maneira tranquila, preservando o respeito ao próximo.
• Atue como um conciliador entre as partes, seja imparcial, não demonstre as suas preferências
• Promova o desenvolvimento do comportamento das pessoas e autoconhecimento
• Desenvolva uma comunicação saudável, pratique feedbacks positivos, sinceros e estruturados e minimize as críticas, mensagens negativas, rotular ou julgar pessoas.
O conflito quando bem conduzido promove ideias, crescimento pessoal e profissional que certamente renderá bons frutos para todo e qualquer negócio.