Crise, somente os melhores sobreviverão

É fato que estamos em momento de crise, os indicadores macroeconômicos apontam mensalmente um cenário cada vez mais assustador, gerando um clima de insegurança em toda cadeia produtiva. Os empresários estão pagando caro a conta deixada pelos governantes e a tolerância com os abusos do poder está chegando no limite.

Em conversa com os empresários, tenho percebido três grupos de reações:
O primeiro grupo, já está sem controle emocional, não vê mais perspectivas de melhorias e reclamam de maneira incessante, se fazem de vítima e desta forma se fecham para novas oportunidades para virar o jogo.

O segundo grupo já cansou de reclamar ou fazer piadas com a insensatez do poder público, já entendeu que a crise atual pode ser mais longa que esperávamos, então busca estratégias pontuais, novos modelos de negócios, porém continuam operando nos mesmos processos de trabalho e utilizando mapas antigos para caminhos novos. Estão focados em fazer ajustes na redução de custos.

O terceiro grupo reverte a indignação em ações que acredita que trarão resultados, declaram a sua insatisfação publicamente, participando ativamente dos atos públicos, fazem ajustes no orçamento e buscam novas ferramentas e atitudes para inovar consistentemente em seus negócios.
Este grupo é formado por donos de empresas que criam mecanismos para se manterem constantemente automotivados, entendem que a chave do sucesso é aprender com os erros e fracassos, se motivam com as suas conquistas e buscam fazer as coisas de forma orientada e profissional e não de forma empírica.

A crise também é um momento de oportunidades de crescimento e organização:
Para as empresas que dispõem de recursos financeiros, aproveitar as oportunidades de ofertas atrativas do imóveis para realizar o sonho da sede própria ou mesmo aquisição de portifólios com novos produtos com a aquisição de empresas com uma carteira de clientes convidativa, poderão ser estratégias interessantes.

E a grande oportunidade que existe não somente em momentos de crise é aprimorar os processos internos na empresa, identificando oportunindades para promover melhorias contínuas para ter sucesso sempre e estar preparado para enfrentar inclusive os momentos de crise.

Compartilho alguns macro pilares que geralmente trazem bons resultados para os nossos clientes:

• Existe uma frase que diz: “As pessoas não planejam fracassar mas fracassam ao não planejar”. Um planejamento feito com metas mensuráveis, alcançáveis e que tragam um resultado interessante, atreladas a um plano com ações, responsáveis e datas para a realização, direcionará o foco do empresário na obtenção dos seus objetivos e na disciplina para alcançá-los.
• Investir em marketing consistentemente com foco em gerar prospects, clientes e rete-los para que se paguem ao longo do tempo.
• Mensurar os fatores críticos de sucesso, através de um painel de controle com os indicadores de desempenho das áreas, como por exemplo:
o finanças – faturamento, margem de lucro, ponto de equilíbrio, inadimplência
o comercial – vendas totais, por produtos e por vendedores, satisfação de clientes
o marketing – prospects, taxa de conversão, retenção, perda de clientes
o produção e entrega – qualidade, pontualidade
o pessoas – turn over, treinamento, felicidade, produtividade, comunicação
• Ter o domínio da empresa, desenvolvendo controles e processos para as equipes operarem, administrar o tempo com o foco na descentralização e delegação e empregar o tempo com ações que trarão os resultados planejados.

Entendo que o cenário atual está muito difícil, mas também não me lembro de outra situação que tenha sido fácil e de qualquer forma, satisfeitos ou não, temos que no mínimo cumprir com o nosso dever de casa em nossas empresas e ter fé que um dia teremos um governo digno que nos respeite como empresários geradores de empregos e riqueza para o nosso país e como pessoas.

09-07-2020
Por Patrícia Atui

Newsletter

Quando se trata de gestão empresarial, ter um coach ao seu lado é um elemento-chave para o seu negócio. Nosso boletim informativo o manterá atualizado e o guiará na gestão do seu negócio.

Depoimentos de
Clientes

Ajudamos donos de empresas a criarem um ambiente de trabalho mais saudável e rentável. Segue abaixo alguns depoimentos.