Nunca é tarde para recomeçar

Segundo pesquisas realizadas com grandes consultorias de Recursos Humanos, 50,2% dos profissionais brasileiros entrevistados querem mudar de emprego em 2014 e o principal motivador desta mudança é o desejo por mais qualidade de vida, seguido do aumento de salário.

Outra pesquisa realizada em 22 estados brasileiros revelou que 58% dos entrevistados pensam em largar tudo e começar uma nova carreira, onde os fatores que mais motivam são autorrealização (53%), dinheiro (19%), segurança (19%) e aprendizado (9%).

Um dado importante divulgado este ano revelou que em 2013, 71,3% dos pequenos empresários montaram um negócio por oportunidade e não por necessidade.

Analisando estas informações, refleti sobre o que acontece com muitos profissionais que dedicam décadas de trabalho em empresas e são pegos de surpresa com uma demissão inesperada.

As estatísticas apontam que a vida profissional segue uma linha ascendente e que, por volta dos 40-50 anos, começa a descender.

Poucos profissionais chegam a cargos de diretoria nessa idade, até mesmo pelas poucas posições existentes. Com a idade e tempo de casa, podem acabar sendo substituídos por mão de obra mais barata ou mais nova, que traga um olhar diferente. Esta situação, entretanto, não deve ser motivo de desespero no caso do “imprevisto” acontecer. O conhecimento de mercado deve ser usado a favor do profissional sempre e neste momento a transição de carreira é quase uma certeza.

Se a decisão for a de tomar novos rumos, um planejamento, inclusive financeiro, é essencial para quem pretende dar uma guinada na carreira.

Com uma reserva financeira, o profissional pode abrir um negócio próprio, adquirir uma franquia, seguir a carreira docente ou ainda atuar como consultor e neste caso, poderá prestar serviços para diferentes segmentos, bem como para o antigo empregador.

Um novo negócio leva em média um ano para ganhar impulso, o ideal é que o profissional alie-se a um nome ou marca conhecida para aumentar as chances de angariar clientes e ter uma projeção mais rápida no mercado.

09-07-2020
Por Patrícia Atui

Últimos Posts

Como lidar com os conflitos entre funcionários?

Segundo um artigo publicado pelo The Wall Street Journal, nos Estados Unidos, cerca de 30% dos executivos e funcionários discutem com um colega de trabalho ao menos uma vez por mês. Conflitos no ambiente de trabalho ocorrem geralmente quando existem pontos de vista contrários a repeito de um determinado assunto, mas alguns fatores também podem […]

15-03-2021
Por Patrícia Atui

Quantos gols você vai marcar neste semestre?

O que mais ouço de empresários é: “Não tenho tempo!” Segundo o professor e arquiteto Michael Altshuler “A má notícia é que o tempo voa e a boa notícia é que você é o piloto”. O tempo é um recurso limitado, no entanto não pode ser gerenciado. O que você pode controlar são as atividades […]

15-03-2021
Por Patrícia Atui

Como fazer a diferença?

Você já se perguntou alguma vez porquê algumas pessoas fazem a diferença? Você pode dizer que elas têm uma inteligência excepcional, uma origem privilegiada, o direito a educação, bons contatos ou, até mesmo, apenas sorte. Da mesma forma, muitas pessoas têm estas vantagens, mas não são pessoas que fazem a diferença. Existem muitos fatores que […]

09-07-2020
Por Patrícia Atui

Crise, somente os melhores sobreviverão

É fato que estamos em momento de crise, os indicadores macroeconômicos apontam mensalmente um cenário cada vez mais assustador, gerando um clima de insegurança em toda cadeia produtiva. Os empresários estão pagando caro a conta deixada pelos governantes e a tolerância com os abusos do poder está chegando no limite. Em conversa com os empresários, […]

09-07-2020
Por Patrícia Atui

Newsletter

Quando se trata de gestão empresarial, ter um coach ao seu lado é um elemento-chave para o seu negócio. Nosso boletim informativo o manterá atualizado e o guiará na gestão do seu negócio.

Depoimentos de
Clientes

Ajudamos donos de empresas a criarem um ambiente de trabalho mais saudável e rentável. Segue abaixo alguns depoimentos.